top of page

ESG: A sigla capaz de transformar sua empresa


Árvore  plantada dentro de uma esfera de vidro

Você já deve ter ouvido falar de ESG. O termo em inglês significa “environmental, social and governance”. Traduzindo para o português estamos falando de ambiental, social e governança. Essa é a sigla que pode ser um quesito decisivo para o futuro da sua empresa.


Entender e aplicar as práticas ESG dentro de empresas e indústrias é uma forma de mostrar sua presença no mercado buscando práticas mais conscientes.


De acordo com pesquisa da KPMG, dentre os que mais se importam com a abordagem das empresas em relação ao meio ambiente, 5% são brasileiros, enquanto dentre os que mais se importam com a consciência social das instituições, 9% são brasileiros. O número ainda pode ser considerado baixo no Brasil, mas globalmente o assunto tem dominado as discussões. Estima-se uma disposição de CAPEX muito grande para o médio e longo prazo para quem se comprometer fortemente com o ESG.


Estar alinhado com as expectativas do consumidor é estar à frente de concorrentes e visionar um futuro de sucesso global. Entenda o impacto do ESG.



ESG na prática


Entenda os impactos globais que isso pode ter na sua empresa com dois motivos simples:

  1. As empresas e organizações que não adotarem medidas de responsabilidade ambiental, social e governança, serão afetadas em em seu valuation. Logo, elas perderão valor para o cliente, fornecedores e parceiros;

  2. Perdendo valor para os clientes, os seus produtos e serviços passarão a ser menos competitivos e desta forma será muito difícil manter sua posição no mercado.


Vale lembrar que a estrutura ESG pode ser focada em diversas partes da empresa, não sendo restrita a apenas um quesito. Por exemplo, trabalhar o maior aproveitamento energético em meios aos processos industriais é uma forma de começar a aplicar estas práticas e a Aimirim é a empresa para te ajudar neste processo inicial.


A questão pode ficar ainda mais atrativa quando trabalhada em conjunto com os meios alternativos de geração de energia renovável, como a bioenergia.


Não só práticas sustentáveis podem ser trabalhadas, podendo também abranger projetos de inclusão dos grupos minorizados e procedimentos para melhorar a governança da empresa. Além da melhora direta nestes setores, investir em ESG promove o crescimento econômico do negócio e esta já é uma estratégia adotada por algumas companhias.



Pilha de moedas sobre uma mesa. A quantidade de moedas em cada pilha é crescente da esquerda para a direita e sobre cada pilha há uma muda.

ESG e a Transformação Digital


A implantação de políticas ESG é ponto chave para assegurar o crescimento empresarial sustentável e a transformação digital é uma grande parte desse movimento. Por isso, utilizar as tecnologias oferecidas pela Aimirim neste processo tem sido uma prática muito adotada pelos maiores players do Brasil e do mundo.


Com a transformação digital, as decisões passam a ser tomadas baseadas em dados. Com o grande volume de informação gerado pelas indústrias, algoritmos computacionais como os desenvolvidos e comercializados pela Aimirim, vão ser utilizados para que toda a cadeia produtiva industrial consuma menos insumos, emita menos carbono e tenha um impacto direto na eficiência energética nos processos industriais.


Já a tecnologia inserida no meio social pode influenciar na melhora do produto entregue ao cliente e na proteção de dados, garantindo a segurança no ambiente industrial. Além disso, já existem empresas que utilizam a tecnologia para reduzir os vieses inconscientes no momento da contratação, por meio de plataformas que permitem realizar seleção às cegas.


Enquanto a governança pode ser influenciada pela conduta corporativa, fazendo com que a empresa trabalhe a transparência dos seus processos, melhore sua imagem para o consumidor e, consequentemente, apresente esta vantagem competitiva. Condutas éticas, profissionais e transparentes vão fazer toda a diferença neste momento.


Por isso, trabalhar uma visão de ESG multifocal na sua indústria pode representar um grande avanço na caminhada para o futuro.


Seja data driven. Adote as soluções da Aimirim, que trabalha de maneira ética, responsável e moderna, sendo capaz de promover a transformação industrial em corporações globais, elevando a performance de maneira rápida, ágil e acessível. O ESG na prática é com a Aimirim.


Conheça nosso site e nossas soluções. Acesse: https://www.aimirimsti.com.br/


bottom of page