Gestão e especialização automatizada na produção industrial
Quer conhecer uma história de sucesso de quem está vivendo a transformação digital?
Apresentamos uma de nossas empresas parceiras, uma indústria global do setor de tabaco. Com seu espírito inovador, a empresa já está na Era 4.0, alcançando resultados como aumento de eficiência e qualidade.
A automação de seus processos significou gerar uma comunicação integrada para atingimento de metas de qualidade e produtividade.
Desafio
Melhorar o controle de processos para aumento da padronização dos produtos, redução da perda de matéria-prima e do consumo energético.
Contexto
Essa indústria implementou evoluções digitais nos seus processos de fabricação.
Vamos entender o contexto: Na fabricação, é necessário misturar ingredientes de acordo com uma receita específica; produtos como alimentos, bebidas e até produtos químicos são criados assim.
Esse tipo de produção tem desafios como variações no início e no fim de cada lote, instabilidades de processo, entre outros fatores que podem afetar a qualidade final do produto.
Para gerenciar essa complexidade, introduzimos "especialistas digitais" em cada etapa do processo. Esses especialistas digitais são conhecidos como sistemas ciber físicos (CPS), que unem o mundo digital ao mundo real, coletando dados para tomada de decisões de forma autônoma.
Vamos pensar aqui na lógica de um restaurante, onde cada membro da equipe desempenha um papel crucial. A automação para a empresa contou com CPS atuando, por exemplo, como um "especialista em secagem" otimizando o uso de gás, tal como um cozinheiro que ajusta a temperatura de um forno. Enquanto isso, o "especialista em controle" cuida da umidade do produto, como um auxiliar de limpeza cuida do ambiente. Cada especialista digital garante que seu "setor" funcione harmoniosamente com os demais, certo?
Com essas inovações, nosso cliente economizou
Isso é aumento de qualidade e eficiência em números reais.
E os impactos positivos não param por aí:
Ainda que os especialistas consigam o melhor resultado individual, é possível melhorar o resultado global por meio da integração desses especialistas. A máxima "juntos somos melhores" serve pro digital também!
Foi isso que fizemos. Implementamos um CPS que atua como um chef de cozinha supervisionando a qualidade do produto final. Ele garante que cada setor atenda suas metas e, mais, esse CPS "central" se comunica prontamente com os especialistas, indicando ajustes necessários para manter as especificações e minimizar erros.
Essa arquitetura de integração de processos, elevou para uma empresa Software Defined Facility, porque toda a fábrica está conectada em sistemas inteligentes que tomam decisões autônomas através de sistemas ciber físicos, tudo com a tecnologia IEC 61499.
Benefícios
Entregamos para nossa parceira tecnologias que tomam decisões baseadas em dados em tempo real, visando os interesses do negócio, atuando em tempo integral, ininterrupto e atuando de acordo com as necessidades do processo.
Ganho de qualidade:
Redução de variabilidade do produto em 49%. Uma menor variabilidade significa qualidade, economia e segurança.
Redução de consumo energético:
Redução de 8% no consumo de gás combustível e de 0.8% no consumo de vapor.
Redução de Perdas:
Baixa de 5% na perda de matéria prima, sem perder tempo com reprocessamento.
Menor Necessidade de Intervenção Operacional:
Redução de 17% na necessidade de intervenções operacionais.
Desenvolvimento do Time Operacional:
Redução no tempo de treinamento operacional. O que poderia durar mais de 1 ano passou a ser resolvido em poucas semanas.
Resultados
No departamento de fabricação primário, temos 10 sistemas ciber físicos, atuando em 6 processos diferentes.
O resultado direto é uma redução de:
O time dessa indústria ganhou excelência na tomada de decisão, lidando com dados qualificados que permitem uma gestão com flexibilidade e adaptação.
Os CPS estão auxiliando o processo de fabricação há mais de 4 anos, entregando transformação digital feita na prática.