Inteligência artificial dentro de empresas

Atualizado: Out 4


mão robótica apontando para rede de dados

Empresas de todos os setores passarão por mudanças para acompanhar as tendências e necessidades do mercado. A transformação digital, especialmente com a utilização de inteligência artificial (IA), é a principal mudança que marca o cenário atual.


A indústria brasileira é uma peça fundamental nessa transformação. Dados de uma pesquisa da International Data Corporation Brasil (IDC Brasil), publicada em fevereiro de 2021, mostram que o mercado de tecnologia da informação, apesar de ainda estar impactado pela pandemia, deve crescer 11% em 2021. Projetos de inteligência artificial e machine learning têm aumentado, aproximadamente 25% das empresas de grande porte já utilizam estas tecnologias, e os investimentos nestas áreas alcançarão a cifra de US$464 milhões este ano.


Esta situação é muito interessante para as companhias, pois ao incorporarem inteligência artificial nos seus processos elas passam a ter vantagem competitiva sobre seus concorrentes, visto que a aplicação de IA está fortemente relacionada ao aumento de eficiência.


Redução de custos operacionais

Um dos principais fatores que as empresas buscam com a utilização de tecnologias no setor é o aumento da eficiência e consequentemente a redução de custos, que são possíveis devido a otimizações de processo realizadas por algoritmos computacionais.


Inovação

Há algo mais atraente que uma empresa que inova e investe na transformação digital? Essa transformação surge para complementar as mudanças, podendo ser usada inclusive para a implantação de novos modelos de negócio .


Com a aplicação de tecnologias nos núcleos empresariais, as organizações têm maior domínio sobre suas aplicações e necessidades, podendo ter total controle dos processos envolvidos e consequentemente dos custos relacionados.


Segurança e agilidade

Reconhecimento de padrões como voz e rosto são também alguns tipos de aplicação da inteligência artificial para a utilização como medidas de segurança dentro de uma empresa. Desse modo, os dados empresariais podem ficar mais seguros contra fraudes e golpes que podem acarretar em custos extras para as organizações.


A inteligência artificial é capaz de gerar vínculos entre os dados de forma lógica e coesa, permitindo realizar a construção de relatórios e acompanhamento dos processos sem nenhum esforço manual e utilizar as informações coletadas para melhorar o processo, trazendo agilidade para as grandes companhias.


Atendimento automatizado ao cliente

A participação do consumidor dentro da empresa se aperfeiçoou com o tempo e ele começou a ser parte de todo o processo de produção. É o que a indústria 4.0 chama de massificação da personalização.


Desse modo, as companhias necessitam dar atenção a qualquer interação do consumidor com a empresa e os chatbots são uma ótima alternativa para atendimento ao cliente. O robô pode auxiliar os usuários em diversas questões e em várias etapas do processo de tomada de decisão.



Funcionários de uma indústria avaliando os equipamentos

Implementação da inteligência artificial

Para saber qual das tecnologias disponíveis no mercado é essencial para mudanças estratégicas dentro da companhia é necessário se aprofundar no setor a partir de empresas parceiras como a Aimirim, traçando um planejamento de negócios para avaliar a relação de custo benefício de cada uma delas.


Podemos dividir os modelos de inteligência artificial nas empresas em dois, machine learning e loT. Conheça as características de cada um deles.


Machine learning: é o aprendizado de máquina com potencial de melhorias de forma autônoma tendo como base a própria experiência de acordo com os dados processados.


loT: Na indústria, é a tecnologia que facilita a conectividade entre as máquinas e auxilia na geração de informação em pontos que ainda não possuem essa coleta. A intenção é que tudo esteja conectado em uma rede e se comporte de forma orgânica como um emaranhado de dados que se complementam.


Tecnologia do futuro

Investir em tecnologias, em especial IA, otimiza o fluxo de trabalho e não coloca o colaborador em uma atividade repetitiva e cansativa, maximizando a eficiência, reduzindo custos e mantendo uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.


Visite nosso site e conheça nossas soluções. Atualize sua empresa com as tendências do mercado e ganhe com isso. Acesse: https://www.aimirimsti.com.br/ .